O Sindireceita solicitou, em ofício encaminhado nesta quarta-feira, dia 6, que a Receita Federal do Brasil (RFB) promova o Curso de Formação para a totalidade de candidatos aprovados ao cargo de Analista-Tributário na primeira fase do concurso público ocorrido neste ano. O documento (leia aqui) é direcionado ao secretário especial da instituição, Robinson Barreirinhas e foi devidamente protocolado junto à RFB (confira o protocolo aqui).
No ofício, o presidente da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Thales Freitas, destaca que restam 337 candidatos na lista de futuros convocados ao Curso de Formação, além dos 469 candidatos ao cargo de ATRFB já classificados. De acordo com Freitas, embora o edital do certame estabeleça que os remanescentes serão convocados obedecendo a ordem classificatória e o preenchimento das vagas existentes, “seria mais profícuo ao interesse público que o Curso de Formação seja estendido aos demais aprovados, de modo que a RFB só precise realizar um curso de formação que abarque todos os aprovados”, argumenta.
O presidente da DEN ressalta ainda que o curso será realizado majoritariamente na modalidade virtual e destaca que a medida defendida pelo Sindireceita geraria resultados positivos como a economia de recursos públicos e de tempo gasto na condução do Curso de Formação. A Diretoria aguarda resposta da RFB e divulgará todos os encaminhamentos sobre o assunto no site e redes sociais do Sindicato.