O aplicativo GOV.BR conta com uma nova modalidade de verificação em duas etapas, adotada pelo governo federal com o objetivo de aumentar a segurança das contas de milhões de cidadãos e cidadãs que utilizam a plataforma. A novidade foi anunciada nesta terça-feira, dia 20, pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e passou a valer a partir desta data, para todos e todas que atualizarem a versão do app em seus smartphones.
Agora, o aplicativo GOV.BR gerará um código de acesso sempre que for necessário realizar uma autenticação. Desta forma, não serão mais enviadas as chamadas notificações push (alertas que aparecem na tela do celular) para os usuários e usuárias que possuem essa verificação habilitada no aplicativo.
Para usar esta funcionalidade é necessário estar logado no GOV.BR, a partir do app instalado em seu celular. Em seguida, acesse a opção “Segurança da Conta”, depois clique em “Verificação em duas etapas” e, por fim, assinale a opção “Habilitar”. Com isso, a cada novo acesso será possível gerar um código no aplicativo GOV.BR para confirmar a identidade de quem está fazendo o login. A habilitação está disponível tanto na tela de acesso quanto na tela principal do aplicativo.
*Com informações da Agência Gov EBC.