A Diretoria do Sindireceita se reuniu na tarde desta quinta-feira, dia 29, com integrantes da Comissão dos Aprovados do último concurso para os cargos da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil e que integram o cadastro de reservas.
Participaram da reunião o presidente do Sindireceita, Thales Freitas, a secretária-geral da DEN, Ieda Maria de Miranda, a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene Cambraia, o diretor de Estudos Técnicos do Sindireceita, Fabiano Rebelo, o diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro e o diretor de Comunicação, Moisés Hoyos. Pela comissão dos aprovados participaram Lucas Prado Lima, Vitor Neves, Juliana Bezerra e Lucas Trevisan.
Durante a reunião, o presidente do Sindireceita, Thales Freitas destacou o trabalho que o Sindicato sempre realizou para abertura de concursos e para a convocação de todos os aprovados, uma luta que faz parte das bandeiras históricas da entidade. Thales Freitas ressaltou que o Sindicato tem atuado junto à administração da Receita Federal, no Congresso e com interlocutores do Poder Executivo, visando a convocação de todos os aprovados que integram o cadastro de reserva.
O diretor de Assuntos Parlamentares, Sérgio de Castro também lembrou o trabalho realizado pelo Sindicato que resulto na convocação de todos os aprovados do concurso de 2012. Ele ressaltou que a partir da próxima semana, o Sindicato fortalecerá o diálogo no Congresso Nacional visando a busca por apoio em favor da convocação de todos os aprovados que integram o cadastro de reserva.
Vagas
Nos últimos 10 anos, o quantitativo de Analistas-Tributários passou de 7.610 para 6.209, uma queda de 18,4% no número desses servidores. De acordo com o Painel Estatístico de Pessoal do Ministério da Fazenda somente 37,6% dos cargos previstos para Analistas-Tributários estão ocupados.
Somando-se às situações já apresentadas o quadro de Analistas-Tributários possui 5.352 servidores acima da faixa etária de 40 anos, 2.423 estão com a faixa etária entre 51 a 60 anos, 1.969 entre 41 a 50 anos e 960 Analistas-Tributários estão com a idade acima dos 60 anos. Somente 837 Analistas-Tributários estão com a idade abaixo dos 40 anos. É um cargo com uma média de idade alta, que precisa de renovação.
Após 11 anos sem concurso púbico para o cargo de Analista-Tributário em março de 2023 foi realizado o certame que teve 791 candidatos aprovados nas avaliações realizadas. Como estava previsto no edital do concurso 468 aprovados foram chamados para assumir o cargo de Analista-Tributário, restando ainda 323 aprovados, aptos para também assumirem e que atualmente integram o Cadastro de Reserva.
Justamente por sua importância para o serviço público e para a sociedade brasileira é que o Sindireceita trabalha para a ampliação do quantitativo de Analistas-Tributários na Receita Federal. De forma objetiva, o Sindireceita defende a convocação de todos os aprovados que integram o cadastro de reserva para o fortalecimento da Administração Tributária e Aduaneira, para o cumprimento das metas fiscais estabelecidas pelo governo, para a facilitação do comércio exterior e para as ações de controle aduaneiro, principalmente de vigilância e repressão, que estão diretamente vinculadas à segurança pública.