A Analista-Tributária da Receita Federal, Adélia Lima de Carvalho Almeida promove, de hoje, dia 27 ao dia 29, a capacitação de alunos da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), que participam do projeto de extensão Prestando Contas à Receita. Durante esta semana, os estudantes, acompanhados da Analista-Tributária e de professores da instituição, vão atender contribuintes gratuitamente, no Campus I, em Arapiraca/RN.
As atividades fazem parte de um programa de parceria mantido pela Uneal com a Receita Federal que permite a realização anual de atualização da equipe do Prestando Contas à Receita, que auxilia contribuintes no preenchimento da declaração do Imposto de Renda. A prestação do serviço é acompanhada por docentes do curso de Ciências Contábeis, o que garante tanto a qualidade no preenchimento dos dados quanto o aprendizado dos estudantes.
Segundo o coordenador do projeto, professor Anderson Almeida de Barros, esta é uma oportunidade de a universidade prestar um relevante serviço à sociedade com o auxílio no preenchimento da declaração de IRPF e ainda contribuir com a formação dos graduandos que têm a experiência de acompanhar um trabalho rotineiro da profissão contábil.
A iniciativa está em sua 9ª edição e já realizou cerca de 500 atendimentos. “Desde o ano passado, o Prestando Contas à Receita faz parte do calendário oficial de projetos de extensão da universidade, uma vez que a Uneal curricularizou a extensão em 2023. Hoje, todos os estudantes do 5º período do curso de Ciências Contábeis passam por essa atividade”, explicou o coordenador do projeto, professor Anderson Almeida de Barros.
A professora Rejane Viana, que também compõe o projeto, explica que os usuários devem levar a documentação necessária ao preenchimento da declaração: RG e CPF; título de eleitor; endereço atualizado e contato; dados e extrato bancário; informações de dependentes; extrato de consórcio, financiamentos e outras dívidas; comprovante de rendas e dados de cartão de crédito. (Com informação da Assessoria de Comunicação da Uneal)
Veja a reportagem completa.