O diretor de Assuntos Aduaneiros do Sindireceita, Moisés Hoyos, acompanhou na última semana, o trabalho dos Analistas-Tributários da RFB que atuam com o apoio de cães de faro em ações de fiscalização e controle aduaneiro durante a Operação Muralha, realizada na região de Foz do Iguaçu/PR, na tríplice fronteira Brasil, Argentina, Paraguai. Foram três dias acompanhando os Analistas-Tributários que estão participando da Operação, iniciada no dia 2 de maio e que não tem data para ser encerrada.
Além de atuar de forma efetiva no combate ao tráfico internacional de drogas e outros ilícitos, como contrabando de armas, mercadorias contrafeitas e até entrada de moeda estrangeira de maneira irregular, o trabalho dos Analistas-Tributários, com os cães de faro, resultou na prisão de criminosos foragidos da justiça. Foram efetuados dois mandados de prisão em aberto. A ação ocorreu durante abordagens realizadas a passageiros de ônibus que foram parados na barreira de fiscalização instalada ao lado da praça de pedágio, em São Miguel do Iguaçu/PR.
Os cães de faro da Receita Federal indicaram os passageiros que não transportavam drogas, mas que admitiram ser usuários. Os vestígios da droga nas roupas foram farejados pelos cães. Durante a verificação da documentação dos passageiros, verificou-se a existência de mandados de prisão e ambos acabaram presos e conduzidos por policiais militares que atuam em conjunto na Operação Muralha. Um dos passageiros foi preso por haver mandado em aberto por tráfico e roubo, e o outro possuía mandado de prisão em aberto e já havia sido preso por homicídio duplo, assalto dentre outros crimes.