Analistas-Tributários participaram nesta quinta-feira (20), na Aduana da Ponte Internacional da Amizade, no âmbito da Operação Fronteira Integrada, de ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional que resultou na apreensão de uma grande quantidade de maconha oculta.
A abordagem ocorreu em um táxi Paraguaio ocupado pelo condutor e mais três passageiros, um homem e duas mulheres. Na ocasião, foi solicitado ao condutor que abrisse o bagageiro e que todos descessem do carro para uma fiscalização detalhada. Ao verificar as malas dos passageiros, foram encontrados 19 tabletes de substância análoga à maconha ocultos em três malas. Após ser questionado, o condutor alegou que o entorpecente pertencia a ele, porém não informou o destino da droga. Os tabletes foram pesados em 46,8 kg. O condutor foi liberado e os passageiros encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos cabíveis legais.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR)