Uma operação conjunta entre Receita Federal e Polícia Federal e que contou com a participação de Analistas-Tributários resultou na apreensão da droga, nesta terça-feira, dia 20.
A droga foi localizada com o auxílio de imagens do scanner da Receita Federal em um contêiner de motores elétricos que seria descarregado no Porto de Algeciras na Espanha. O método utilizado pelos traficantes foi o rip-on/rip-off, no qual a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador.
Esta foi a terceira apreensão de cocaína do ano de 2023 no Porto de Itapoá com participação da Receita Federal. Em janeiro, foram apreendidos 55,5 kg de cocaína em um contêiner que também tinha como destino a Espanha. Em maio, uma equipe da Receita Federal atuando na BR-101 conduziu ao porto uma van suspeita, que após ser vistoriada pelo scanner revelou estar carregada com 327 kg de cocaína em um fundo falso. Em 2022 foi apreendida aproximadamente 1 tonelada da droga no complexo portuário de Itapoá pelos servidores do órgão. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil)