Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de mais de 100 roupas e acessórios estimados em R$ 200 mil na última quinta-feira, dia 31, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife/PE. As mercadorias de diversas marcas eram transportadas em nove malas por uma passageira vinda da cidade de Orlando, nos Estados Unidos.
A mulher teve parte da bagagem retida pela RFB ao desembarcar no aeroporto. Durante a abordagem, ela afirmou aos servidores da Alfândega que trazia o grande volume de produtos porque estava se mudando para o Brasil. No entanto, a passageira não apresentou nenhuma declaração de consulado ou comprovante de residência em outro país.
As mercadorias continham etiquetas de produtos originais de grandes marcas internacionais e certificados de garantia. Porém, a mulher não apresentou notas de compras. Entre os itens retidos encontram-se 47 bolsas, 42 pares de sapatos, 22 pares de óculos escuros e 13 cintos.
A passageira responderá a um processo de perdimento. Caso não seja comprovada a regularidade do transporte das mercadorias, os produtos serão encaminhados para leilão.
*Com informações do G1.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.