Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na última quinta-feira, dia 31, nas ações da Operação ALAPAR, deflagrada na data pela RFB e Polícia Federal (PF) com o objetivo de desmontar um esquema de lavagem de dinheiro proveniente de crimes de evasão de divisas, sonegação fiscal e fraudes licitatórias e bancárias. A operação contou com apoio logístico da Polícia Militar (PM) e Marinha do Brasil e foi realizada em municípios da região metropolitana de Vitória/ES e dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
Foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, além da determinação judicial para bloqueio de bens dos investigados. A ação é um desdobramento das operações Masqué (2019) e Arcano (2021), por meio das quais foram identificadas várias empresas de fachada utilizadas para envio irregular de dinheiro ao exterior.
*Com informações da Receita Federal do Brasil.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.