Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de equipamentos médicos avaliados em US$ 166 mil, durante operação especial deflagrada dos dias 17 a 20 de maio, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A ação contou com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entre os itens retidos encontram-se dispositivos de iluminação cirúrgica, sistemas de irrigação, conjuntos de parafusos corticais e suprimentos médicos importados de forma clandestina. Em decorrência da tentativa de burlar o controle aduaneiro e sanitário do Brasil, os passageiros envolvidos estão sob investigação e sujeitos a procedimentos legais.
Fonte: CNN Brasil.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.