Aduana: Analistas-Tributários atuam na apreensão de vinhos de até R$ 100 mil em restaurante de luxo suspeito de sonegação

Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram em São Paulo/SP em um operação para combater a venda de vinhos que teriam sido importados de maneira irregular. A operação Bordeaux - em referência à região francesa conhecida pela produção de vinhos de alto padrão e de onde veio parte dos rótulos apreendidos – foi realizada em um estabelecimento situado no Jardim Paulistano que comercializa rótulos de até R$ 100 mil.

De acordo com a Receita Federal, "a expectativa é que as apreensões sejam da ordem de 4 mil garrafas de vinho, representando R$ 6 milhões em valor de mercado".  A Receita Federal informou, em nota, que a estimativa inicial de tributos federais que teriam sido sonegados, correspondentes às mercadorias apreendidas, é de R$ 3 milhões.

"A operação representa milhões em prejuízo para uma organização que ostenta riqueza obtida, ao menos em parte, pela prática de ilícitos. Além da perda das mercadorias apreendidas, os responsáveis serão processados pelo crime de descaminho e outros correlatos", diz o comunicado da Receita Federal. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil)

Atuação dos Analistas-Tributários

Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.