A Oficina marcou o encerramento da Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita
Analistas-Tributários da Receita Federal participaram nesta sexta-feira, 4 de dezembro, da segunda Oficina de Trabalho Parlamentar realizada pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita em 2015. A oficina foi realizada após o encerramento dos trabalhos da LXV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita, que terminou no dia 3, em Brasília/DF.
O objetivo da Oficina é fortalecer o trabalho parlamentar que é realizado pelo Analista-Tributário no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas, nos Estados e Municípios. Os trabalhos foram coordenados pela presidenta do Sindireceita, Silvia de Alencar, que destacou a importância das pautas e demandas da categoria serem apresentadas sempre com honestidade, clareza e objetividade aos parlamentares.
O diretor de Formação Sindical e Relações InterSindicais, Odair Ambrósio, o diretor de Assuntos Jurídicos, Thales Freitas e o diretor de Comunicação Social, Breno Rocha também participaram da Oficina. Thales Freitas esclareceu questões jurídicas no trabalho parlamentar e Odair Ambrósio falou das abordagens realizadas nos projetos de interesse da categoria.
Aplicação dos conhecimentos
"Esta harmonia de acordo com as diretrizes da DEN, nos ajuda a criar unidade nacional e forte identidade", disse Rachel Oliveira - DS/CE
Na opinião da Analista-Tributária, Rachel Oliveira, também da DS/Ceará, a oficina é de suma importância para orientação e treinamento da categoria que vai reproduzir o conhecimento nas bases sindicais, fazendo abordagem de acordo com a conjuntura. “Esta harmonia de acordo com as diretrizes da DEN, nos ajuda a criar unidade nacional e forte identidade, pois trabalhamos com o mesmo discurso construído. Isso fortalece o Analista-Tributário no trabalho no Congresso Nacional e na sociedade e a consequência é o êxito das nossas demandas”, observou.
Moacir de Souza Vieira Júnior, DS de Terezina/PI, pretende se aproximar dos parlamentares da sua região, mostrando a importância social das causas defendidas pelos Analistas-Tributários. “Também vamos repassar aos nossos colegas que não puderam participar desta oficina, o conhecimento aqui adquirido”, comentou.
“Estamos mais seguros para conduzir os trabalhos ”, afirma Francisca Moreira - DS São Luiz/MA
A Analista-Tributária, Francisca Maria dos Santos Moreira, da DS de São Luiz/MA, saiu mais segura da Oficina. “Saímos mais seguros desta oficina porque aprendemos melhor a conduzir os trabalhos junto aos parlamentares. Conhecimento e abordagem adequada é requisito necessário para este trabalho, seja no Congresso ou nas nossas bases”, finalizou.
“Vamos aprimorar nossos métodos de abordagem com as informações adquiridas”, afirma. Reginaldo Fernandes - DS Joinville/SC
O Analista-Tributário, Reginaldo Fernandes de Souza, da Delegacia Sindical de Joinville/SC, destacou importância das informações transmitidas durante a Oficina. “O trabalho parlamentar em Santa Catarina está em ebulição e vou procurar aprimorar nossos métodos de abordagem, repassando para os meus companheiros de profissão o que consegui assimilar na Oficina. Tenho certeza que todas as informações aqui adquiridas serão muito úteis”, afirma. Reginaldo Fernandes enfatizou a importância da iniciativa de reunir Analistas-Tributários de todo Brasil compartilhando conhecimento é essencial para a conquista das demandas da categoria. “Agradeço minha DS e a DEN pela oportunidade”.
“Temos que compreender como funcionam as leis e as casas legislativas ”, observou Max Duque de Abreu DS/Rondônia
Para o Analista-Tributário, Max Duque de Abreu da Delegacia Sindical de Rondônia, o caminho da profissionalização passa necessariamente pela capacitação e aquisição de conhecimento. “É essencial, compreendemos como funcionam as leis, a tramitação, as casas legislativas e as peculiaridades de alguns projetos e situações. Nossa DS ganhará muito com o conhecimento adquirido nesta Oficina”, observou.
“Aliar estas reflexões com a prática é muito útil no trabalho parlamentar, lembrou Elza Trivelato. DS Rio Preto/SP
A Analista-Tributária aposentada, Elza Trivelato, da DS de Rio Preto/SP, destacou a eficiência das reflexões em relação às situações concretas dentro do parlamento. “Aliar estas reflexões com a prática é muito útil neste trabalho parlamentar, tanto na nossa DS o quanto no trabalho desenvolvido em Brasília”.
O Analista-Tributário, Brenner Chaves de Melo, da DS de Goiânia, volta para Goiás com orientação para abordar adequadamente o parlamentar. “Isso possibilita atingir melhores resultados para nossa categoria. Vamos levar este conhecimento aos nossos colegas Analistas-Tributários e implementar mais efetividade com melhor qualidade no trabalho”, enfatiza.
Para a Analista-Tributária, Suzete Rocha, a Oficina é uma boa iniciativa para compreender a tramitação das leis e o funcionamento do processo legislativo. “São informações que vamos usar no trabalho na nossa região”, disse.