I Plenária Estadual de MG recebe a deputada federal Jô Moraes

I Plenária Estadual de MG recebe a deputada federal Jô Moraes

 


O painel político foi conduzido pela deputada federal Jô Moraes do PCdoB/MG, pelo cientista político, Thiago Camargo, pelo delegado sindical de Uberaba, Edilson Dutra e pelo Analista-Tributário Luiz Henrique


A I Plenária Estadual dos Analistas-Tributários da Receita Federal em Minas Gerais, na tarde desta segunda-feira (12), contou com a presença da deputada federal Jô Moraes (PCdoB/MG). Na avaliação da deputada, um dos desafios do Brasil é conduzir o processo político para um novo ciclo organizacional. “O país precisa de um novo salto civilizacional. Faz-se urgente a construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento com o fortalecimento da nação, plena democratização da sociedade e progresso social”, disse.


A deputada disse também que a reforma do financiamento do estado é um dos pontos prioritários das reformas democráticas. E sintetizou com a seguinte frase: “diga-me onde aplicas o dinheiro que eu te direi a quem serves”, brincou.


O controle social da Receita Federal do Brasil foi o tema explanado pelo cientista político e consultor do Sindireceita/MG, Thiago Camargo, que destacou que o sistema tributário brasileiro é complexo, injusto e nem mesmo os especialistas o entendem direito. “A Receita precisa ser um órgão mais transparente, um órgão que preste contas a sociedade”, disse.


O Analista-Tributário Luiz Henrique fez um resgate da história da categoria, com uma descrição analítica a fim de levantar o debate. “Essa situação que estamos vivenciando, de disputas internas, e que trazem um certo imobilismo para nós, veio sendo construída há pelo menos 20 anos. Precisamos interromper essa lógica mesquinha do interesse corporativista e do interesse individual”, analisou.