DEN parabeniza filiadas pelo Dia Internacional da Mulher


Neste dia 8 de março, quando celebramos o Dia Internacional da Mulher, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) quer homenagear aquelas que fizeram e fazem parte desses 20 anos de história do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita). 


No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas em um ato totalmente desumano.


Somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas apenas no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).


Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história. A mulher não desiste de lutar pelo seu crescimento e o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.


O Sindireceita agradece pelo empenho de nossas colegas que sempre estiveram à frente das grandes mobilizações da categoria. Nós, somos gratos por sua participação! E, se hoje temos um sindicato forte e atuante, devemos isso também as nossas companheiras de luta.