Analistas-Tributários filiados ao Sindireceita que ingressaram no serviço público antes do dia 4 de fevereiro de 2013, já podem acessar o sistema online de análise de cenário disponibilizado pelo Sindicato para projetar a sua remuneração futura, caso decidam migrar ao Regime de Previdência Complementar (RPC) e/ou aderir à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp). Para acessar o sistema, os Analistas-Tributários devem solicitar a chave de acesso à plataforma, ligando para o Centro de Atendimento Jurídico ao Filiado (CAJF) nos telefones (61) 3962-2303 ou (61) 3962-2304. A chave de acesso ao sistema é fornecida gratuitamente para todos os filiados ao Sindireceita.
Os servidores têm até o dia 28 de julho de 2018 para fazer a opção de migração do Regime Próprio (RPPS) para o Regime de Previdência Complementar (RPC). Aqueles servidores que decidirem migrar para o RPC têm a opção de aderir ou não ao Funpresp.
O sistema de análise de cenário disponibilizado pelo Sindireceita realiza cálculos baseados na situação individual de cada Analista-Tributário. Após a avaliação das informações preenchidas pelos servidores na plataforma, o sistema gera como resultado uma expectativa de benefício a ser recebido, na hipótese de migração para o RPC, e uma comparação com o salário de participação (remuneração bruta menos o teto do INSS, hoje de R$ 5.645,80). Essas informações serão importante subsídio aos Analistas-Tributários, para que tomem a melhor decisão sobre a sua Previdência, uma vez que a migração ao RPC se trata de opção definitiva, irrevogável e irretratável.
A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita reitera que, antes de encaminhar a solicitação de chave de acesso ao CAJF do Sindicato, os Analistas-Tributários devem acessar o formulário do “Simulador de Aposentadoria do Servidor Público”, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União, para realizar o cálculo da data de sua aposentadoria. Além disso, os servidores devem ter acesso às suas fichas financeiras, mês a mês, desde o ano de 1994, contendo o espelho de todas as suas contribuições desde julho de 1994 (seja no regime geral ou próprio), além da data de ingresso no serviço público.