O Analista-Tributário aposentado e Secretário de Finanças da Delegacia Sindical Porto Velho, Francisco Pinto falou à CBN Amazônia em Porto Velho sobre o prazo de entrega da a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas, que foi prorrogado até 31 de maio de 2022, mas manteve o calendário de restituições. O programa foi exibido nesta terça- feira (05).
O entrevistado destacou que as datas permitidas para a opção pelo débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais cotas. Portanto, para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com DARF. Francisco Pinto informou ainda que as restituições seguirão o cronograma anterior, sem nenhuma alteração. "As restituições começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro – são cinco lotes de pagamento, um por mês," explicou Francisco Pinto.
Veja aqui o calendário de restituições:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
(Assista aqui a entrevista concedida à CBN Amazônia)
O Analista-Tributário Francisco Pinto falou também sobre a importância das pessoas informarem todos os rendimentos, mesmo aquelas despesas que o cidadão acha que não precisa deduzir (inclusive o Auxílio Emergencial, e rendimentos advindos da informalidade, devem ser declarados), para evitar cair na malha fina.