O diretor de Assuntos Previdenciários do Sindireceita, Marcelo de Arruda Campos e a diretora de Aposentados e Pensionistas, Marlene de Fátima Cambraia participaram de reunião com Cristiano Heckert - Diretor-presidente da Funpresp, Sandi Gutierrez - Gerente Comercial, Fernando Totti - Coordenador Comercial e Bruna Alencar - Relacionamento com o Patrocinador para tratar de assuntos de interesse da categoria.
Durante a reunião, os diretores relataram aos gestores da Funpresp que os filiados e filiadas do Sindireceita, assim como a grande maioria dos servidores ainda tem inúmeras dúvidas em relação às mudanças nas regras de aposentadoria que entraram em vigor após a reforma da previdência aprovada em 2019. Nesse sentido, Marcelo de Arruda Campos e Marlene Cambraia solicitaram a disponibilidade da Funpresp para realização de novas palestras online para a categoria, para que asdim possam esclarecer suas dúvidas sobre a nova previdência, a migração para o RPC que pode se dar ou não com adesão ao FUNPRESP, a janela de migração que está aberta para os nossos filiados, seguros e, outras dúvidas que ainda tiram o sossego do servidor.
De acordo com o diretor de Assuntos Previdenciários do Sindireceita, Marcelo de Arruda Campos, o objetivo é que os colegas Analistas-Tributários tenham a oportunidade de esclarecer “exaustivamente” suas dúvidas. Com mais informações, os ATRFB terão maior clareza na formação de suas convicções quanto às decisões que precisam ser tomadas em relação ao seu futuro e, que, são personalíssimas, afinal, previdência é basicamente tratar sobre o futuro financeiro do servidor e sua família, e um futuro que pode ser antes do que esperávamos ou até mesmo levar o tempo que imaginamos, explicou o diretor.
De acordo com os diretores, num contexto de cortes significativos nos valores das pensões, da não cumulatividade de benefícios previdenciários (para situações em que ambos os cônjuges estão sob o mesmo regime - pensão e aposentadoria), entre outras questões, tomar decisões fundamentadas pode fazer toda a diferença em relação ao seu próprio futuro e o de sua família.
De acordo com a diretora Marlene Cambraia, as expectativas em relação à reunião foram alcançadas e atésuperadas, tanto para o Sindirecieta como para o Funpresp. “Assumimos o compromisso de trazer o máximo de informações alertando, orientando e chamando nossos filiados à reflexão sobre a questão previdenciária”, explicou a diretora de Aposentados e Pensionistas.
Informações da Funpresp
Os diretores de Assuntos Previdenciários e Aposentados e Pensionistas destacam ainda que o Sindireceita disponibilizará em breve notas e matérias da Funpresp de interesse dos filiados, para que assim, tenham mais um instrumento disponível para esclarecer suas dúvidas. O objetivo é atender aqueles que desde o seu ingresso na Receita Federal (ingressos a partir de 2013) já estão no RPC, tendo ou não aderido ao Funpresp, ou aqueles que tendo ingressado anteriormente a 2013 e tenham exercido ou não sua opção pela migração ao RPC e adesão ou não ao Funpresp.
O diretor Marcelo de Arruda Campos destaca ainda que essa é uma questão que ainda gera muitas dúvidas em grande parte dos servidores, e que precisa ficar clara para todos (as): MIGRAR AO RPC e ADERIR AO FUNPRESP são coisas distintas e que podem ou não ser complementares e, que, o futuro financeiro do servidor e de sua família, depende de decisões que deverão ser tomadas no presente.
Os diretores lembram também que o Sindireceita possui a página ALERTA PREVIDENCIÁRIO, onde os filiados e filiadas podem esclarecer algumas de suas dúvidas e cujo objetivo principal é chamar a atenção dos colegas para a "nova realidade previdenciária do servidor público federal". Se ainda não conhece, acesse: em www.alertaprevidenciario.sindireceita.org.br