As Analistas-Tributárias da Receita Federal do Brasil (RFB) lotadas na DRF Santo André/SP, Luciene Aparecida Soares Nonato e Jessica Carvalho da Cunha, conduziram, na semana passada, uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinada aos servidores do órgão da DRF São José do Rio Preto/SP e das agências da instituição nos municípios paulistas de Fernandópolis, Votuporanga, Catanduva e Olímpia.
O novo atendimento em Libras, realizado por uma empresa terceirizada através da plataforma Teams, será ofertado no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e nas agências da Receita Federal nos quatro municípios anteriormente mencionados. Ao comparecer a uma unidade da RFB, os cidadãos e cidadãs serão atendidos em uma mesa com um monitor, que fica direcionado a eles e conectado ao tradutor. O atendente local se comunica com esse tradutor, o que permite a prestação dos serviços.
Outra novidade é que, no momento de fazer o agendamento pelo site da Receita Federal, o cidadão poderá escolher ser atendido em Libras. A demanda de inclusão dessa opção no sistema de agendamento já foi aberta no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), inicialmente para a DRF/Santo André, ARF/São Bernardo do Campo e ARF/São Caetano do Sul. Agora, todas as unidades da Receita Federal do estado de São Paulo estarão aptas a prestarem esse novo atendimento.
*Com informações do portal Região Noroeste.