O presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita, Gerônimo Sartori se reuniu nesta semana em Brasília/DF com o secretário da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas em busca de apoio à população do Rio Grande do Sul, atingida pelos seguidos eventos climáticos. A reunião também contou com a presença do vice-presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas e de Zelmute Marten, representando o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT/RS).
Durante a reunião foi entregue ao secretário da RFB um documento assinado por deputados estaduais com um conjunto de reivindicação referentes a setores econômicos do estado do Rio Grande do Sul. Os parlamentares pedem a liberação financeira dos processos administrativos, em andamento, PERs, da diferença de pagamento do PIS/COFINS. No encontro o secretário da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas informou que será liberada de forma antecipada a restituição do Imposto de Renda para a população da área atingida no Rio Grande do Sul.
No documento, os parlamentares destacam que, entre os anos de 2019 e 2023, foram consecutivas as perdas relacionadas à estiagem, fenômeno que chegou a alcançar 426 cidades, entre os anos de 2021 e 2022, e 350 cidades, em fevereiro de 2023. “Não fosse isso suficientemente pesaroso, neste início de setembro de 2023, desde o dia 04, quase 100 cidades, encontram-se em situação de calamidade pública em razão da enxurrada, o que em várias cidades significou o comprometimento de vidas, imóveis, além dos meios de produção”.