- O que é e quem deve fazer a Prova de Vida anual?
- Modalidades da Prova de Vida
- quem estiver impossibilitado de comparecer a uma agência bancária ou realizar a Prova de Vida Digital, deve entrar em contato com a Unidade de Gestão de Pessoas a qual está vinculado para receber orientações de como realizar a Prova de Vida. Clique aqui e veja como localizar a Unidade de Gestão de Pessoas que você é vinculado.
- Mesmo que o beneficiário esteja com o pagamento suspenso, ele poderá realizar a Prova de Vida nas agências bancárias ou pelo aplicativo SOUGOV.BR.
- Como saber se minha Prova de Vida está Regular, Pendente ou Em Atraso?
Prova de Vida Pendente ou Em Atraso
Se a situação de sua Prova de Vida estiver como Pendente ou Em Atraso, o símbolo aparecerá nos três traços localizados na parte superior esquerda ao acessar o SOUGOV, conforme a figura abaixo:
Veja aqui como realizar sua Prova de Vida que está Pendente ou Em Atraso.
Prova de Vida Regular
Caso não apareça o símbolo nos três traços localizados no lado superior esquerdo do SOUGOV.BR, sua Prova de Vida está Regular:
- Como faço para realizar a Prova de Vida pelo aplicativo SOUGOV.BR?
Mais informações sobre a conta no SOUGOV.BR, clique
.Siga o procedimento a seguir e veja como é fácil realizar a Prova de Vida pelo aplicativo SOUGOV.BR:
1º) No celular, no aplicativo SOUGOV.BR, em "Autoatendimento", clique em "Prova de Vida":
3º) Leia com atenção as dicas para o reconhecimento facial e clique em "Fazer reconhecimento facial":
Lembre-se: é necessário ter sua biometria facial cadastrada no TSE ou Senatran.
4º) Posicione a tela do celular enquadrando seu rosto dentro da imagem, observando todas as dicas informadas anteriormente (ainda, ressalta-se que o cabelo não deve cobrir o seu rosto, uma dica é colocá-lo atrás da orelha).
Após enquadrar o seu rosto na imagem, clique no botão de tirar foto (bolinha branca) para realizar o reconhecimento facial:
5º) Depois do registro de sua imagem, o reconhecimento facial será realizado. Caso sua biometria seja validada com sucesso, a mensagem "Reconhecimento facial realizado com sucesso!" será apresentada.
Para confirmar se a situação da sua Prova de Vida foi efetivada com sucesso (regular), clique no botão “Consultar Situação”:
Não Reconhecimento da biometria
Caso o aplicativo não consiga reconhecer sua biometria facial (foto), será apresentada a seguinte mensagem “Não foi possível validar a sua biometria facial. Observe as orientações de como realizar a prova de vida.”
Você pode realizar novamente o reconhecimento facial, para isso, clique em “Reveja as dicas”e verifique se as orientações foram atendidas ou clique em “Tentar Novamente” para refazer o reconhecimento facial:
Caso exceda o número máximo de tentativas, será apresentado a seguinte mensagem: "Número de tentativas diárias excedidas. Por medida de segurança, favor tentar novamente após 24 horas.":
Atenção: Você também pode realizar a prova de vida em qualquer agência do banco responsável pelo seu provento ou benefício.
No caso de dúvidas, procure sua Unidade de Gestão de Pessoas (clique aqui e veja como localizar a Unidade de Gestão de Pessoas de seu vínculo).
- Como obter o comprovante de que realizei a Prova de Vida?
Siga o passo a passo abaixo para obter o seu comprovante de realização da Prova de Vida:
1º) Para visualizar o comprovante da sua Prova de Vida, no aplicativo SOUGOV.BR, na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SOUGOV.BR e depois selecione a opção “Prova de Vida”:
3º) O Comprovante de Prova de Vida Anual será gerado em PDF.
Se precisar enviar por e-mail ou WhatsApp, clique nos três pontinhos para abrir as opções de compartilhamento.
Fonte da informações GOV.BR