Delegados Sindicais do Sindireceita participaram ontem à tarde, dia 6, do curso de Formação Sindical promovido pela Diretoria Executiva Nacional (DEN). O curso teve por objetivo prestar esclarecimentos aos delegados e representantes sindicais sobre os métodos de gestão administrativa e financeira, entre outros. Os Delegados Sindicais estão em Brasília/DF para participar da LX Reunião Ordinária do Conselho, que acontece nos dias 6 a 9 de maio. A abertura do Curso de Formação Sindical contou com a presença da presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar. Também participaram do curso o vice-presidente do Sindicato, Geraldo Seixas e o diretor de Comunicação, Breno Rocha, entre outros.
Sérgio de Castro fez a apresentação do Trabalho Parlamentar realizado pela DEN
A primeira parte do curso de Formação Sindical foi destinada a apresentação do Trabalho Parlamentar realizado pela Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A apresentação foi realizada pelo diretor de Assuntos Parlamentares do Sindireceita, Sérgio de Castro, que, inicialmente, fez um resgate histórico da atuação do Sindicato no Congresso Nacional. O diretor destacou as dificuldades que os representantes do Sindicato enfrentaram no passado e ressaltou que graças ao trabalho diário realizado na Câmara e no Senado, o Sindireceita conquistou, ao longo dos últimos anos, um enorme prestígio que tem se revertido em vitórias para a categoria. Ele também aproveitou a oportunidade para conclamar os delegados sindicais a participar do trabalho parlamentar. “É muito importante que cada delegado sindical se aproxime das lideranças políticas em sua cidade. O vereador de hoje pode ser um deputado federal amanhã que votará um projeto do nosso interesse. Os vereadores e os deputados estaduais também podem colaborar intermediando o contato com deputados federais e senadores. Precisamos, cada vez mais, construir uma rede sólida de apoio político e o mais importante para isso nós temos; nossa causa é justa e nossas bandeiras históricas de luta não se resumem a meros interesses corporativos. Portanto, temos que dialogar com a sociedade e com as lideranças políticas e cada delegado sindical pode e deve contribuir com este trabalho”, disse.
Odair apresentou um histórico detalhado do funcionamento dos órgãos deliberativos
Na sequência do diretor de Formação Sindical e Relações InterSindicais, Odair Ambrosio, falou sobre a estrutura do Sindireceita e apresentou um histórico detalhado do funcionamento dos órgãos deliberativos do Sindicato que são a AGNU, a AGN e o CNRE. Em sua apresentação o diretor também detalhou o funcionamento das demais estruturas do Sindicato, como diretorias e falou sobre as formas de comunicação em assembleias. Durante a apresentação o diretor também esclareceu dúvidas dos delegados sindicais quanto a forma de participação da categoria nos fóruns deliberativos do Sindicato.
Por fim, os diretores Ana Cristina Cavalcanti Castelo Branco Soares e Ronaldo de Souza Godinho, da pasta de Finanças e Administração, abordaram o tema Prestação de Contas, além de detalhar pontos como informações legais sobre recolhimento de tributos e novidades da legislação. Os diretores também destacaram as mudanças provocadas na estrutura administrativa com a entrada em vigor do E-social, projeto do governo federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.