A gestão atual detectou que o trabalho dos advogados em redigir petições iniciais; elaboração de prazos recursais; elaboração de pareceres; análise de contratos; análise de atas, enfim, todo o trabalho intelectual desenvolvido, era efetuado em ambiente inadequado, interrompido a todo instante por ligações telefônicas e atendimentos presenciais de filiados.
O Diretor Jurídico, visando aprimorar tanto a qualidade do trabalho técnico, que depende de concentração e estudo, quanto o atendimento pessoal e telefônico, criou o setor de atendimento da DAJ que está em funcionamento em sala separada, específica para os atendimentos presenciais e telefônicos, denominada “Centro de Atendimento Jurídico ao Filiado – CAJF”.
O CAJF começou a funcionar no dia 15/05/2014 e tem demonstrado excelentes resultados aos filiados, além de possibilitar a quantificação das demandas diariamente atendidas pela equipe, trazendo estatísticas imprescindíveis para um gerenciamento jurídico de qualidade, conforme segue adiante.
Números do Centro de Atendimento Jurídico ao Filiado – CAJF:
- a) atendimento presencial após a instalação do CAJF – de 15 maio de 2014 a 30 de novembro de 2014: 244 (média 1.84 por dia)
- b) atendimento telefônico após a instalação do CAJF – de 15 maio de 2014 a 30 de novembro de 2014: 006 telefonemas recebidos (média de 37,92 ligações por dia); destes 1.031 são não filiados (média de 7,81 por dia).
- c) atendimento por e-mail de jan/2014 a nov/2014: 980 (média de 45,37 por dia), sendo:
c.1) antes da instalação do CAJF (jan a abril 2014): 2.234 (média de 25, 38 por dia);
c.2) após a instalação do CAJF (maio a nov 2014): 8.746 (média de 66,25 por dia)
DEMAIS NÚMEROS DAJ 2014
- Processos administrativos iniciados em 2014 (pedidos de remoção, pedidos de licenças, defesa administrativa de reposição ao erário, processos administrativos disciplinares, etc.): 21.
- Procedimentos Judiciais Individuais ajuizados em 2014 (cobrança, Opção do Regime de Previdência, revisão de aposentadoria, Licença-prêmio, Remoção, Licença adotante, ajuda de custo, etc.): 65
- Confecção de Ofícios: 16
- Representações e formulação de quesitos à pareceristas: 13
- Prazos judiciais cumpridos: 337
- Análise de carta fiança: 51
- Produção e Análise de Contratos: 56
- Atas e documentos internos analisados: 38