Os participantes da LXXXI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindireceita celebraram na tarde desta sexta-feira, dia 2, o encerramento do Curso de Pós-Graduação em Ciência de Dados promovido pelo Sindireceita em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A cerimônia dedicada ao tema contou com explanações do presidente do CNRE, Gerônimo Luiz Sartori; do coordenador do curso, professor Luciano Maciel; e do Analista-Tributário filiado Gustavo Polak, que foi homenageado pela indicação como aluno de melhor aproveitamento na formação.
Em sua fala, o presidente do CNRE relembrou que o projeto inicial que resultou na parceria entre o Sindicato e a FURG foi gestado pela Delegacia Sindical (DS) em Rio Grande/RS. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Estadual de Delegacias Sindicais no estado do Rio Grande do Sul (CEDS/RS) e encaminhada posteriormente à Diretoria Executiva Nacional (DEN). “Esse trabalho demonstra que pequenas ideias podem se transformar em grandes projetos”, comentou Gerônimo Sartori.
Na oportunidade, o presidente do CNRE agradeceu aos colegas do Rio Grande do Sul envolvidos no projeto, aos diretores Eduardo Schettino e André Luiz Fernandes pelo trabalho que possibilitou a parceria com a FURG e à própria instituição de ensino. “Acredito que esse curso de Ciência de Dados foi de grande valia e agradeço aos colegas e à FURG, na figura do professor Luciano, que foi orientador do meu trabalho de conclusão”, declarou.
Por videoconferência, o professor Luciano Maciel agradeceu ao Sindireceita pela parceria firmada junto à FURG e expressou o desejo da instituição em manter a iniciativa de cooperação para a oferta de mais especializações no futuro. “Esperamos manter essa parceria frutífera com o Sindireceita. O mais importante para nós é transferir o conhecimento e se isso se der a partir de um curso temos a certeza, quando se trata de profissionais como vocês, de que ele chegará no cotidiano profissional. Em nome da FURG agradeço a confiança e espero que possamos ter outra turma, na sequência, para formar mais especialistas em Ciência de Dados”, disse.
Também por meio de videoconferência, o ATRFB Gustavo Polak agradeceu pela indicação como aluno de melhor aproveitamento na especialização. Segundo ele, a pós-graduação em Ciência de Dados é fundamental para os ATRFBs no exercício de suas atividades na Receita Federal e promove a valorização dos servidores do cargo na instituição. “Hoje, após quase dois anos, eu percebo quão importante foi essa pós-graduação, principalmente para a posição do Analista-Tributário dentro da Receita Federal. Eu trabalho no Serviço de Controle Processual supervisionando a área de expedientes e nós acessamos muitos dados dentro do ReceitaData e o uso de linguagens como o SQL é fundamental para o nosso trabalho. Também tenho feedback positivo de outros setores como fiscalização, seleção e até mesmo pesquisa e investigação requerendo mais Analistas-Tributários com esse domínio. A escolha dessa pós-graduação pelo Sindicato foi fundamental para reposicionar o Analista-Tributário dentro da própria instituição e colheremos os resultados disso no curtíssimo prazo”, ressaltou.
Gustavo Polak foi premiado com um notebook patrocinado pelo MarktClub, empresa parceira do Sindireceita na oferta de diversos convênios e serviços em todo o Brasil. O equipamento será enviado ao local de trabalho do ATRFB, que integra a base de filiados na Delegacia Sindical (DS) em Cascavel/PR.