O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, e a diretora de Assuntos Aduaneiros, Mariluce Vilela Fontoura, participaram nesta quarta-feira, dia 8, de mais um dia de atividades do Workshop Armamento Institucional, promovido pela Coordenação-Geral de Combate ao Contrabando e Descaminho (COREP) da Receita Federal do Brasil (RFB), por meio da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) e da Divisão de Recursos Tecnológicos e Operacionais (Direo). O evento ocorreu na sede da Direp, em Brasília/DF, e contou com palestra ministrada pelo instrutor de armamento e tiro, Mauro Cauduro, destinada a um público de cerca de 30 de Instrutores de Armamento e Tiro (IAT) da RFB de diversas regiões do país, entre eles Analistas-Tributários.
Além de participarem desta atividade, os representantes da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindicato também visitaram o Centro de Treinamento da Direp. Na ocasião, os membros da DEN foram acompanhados pelo chefe da Divisão na 1ª Região Fiscal (Direp01), Raphael Eugênio.
A realização da palestra ocorrida na manhã desta quinta-feira contou com apoio do Sindireceita. A chefe da Direo, Maria Laís Costa, esteve presente, na oportunidade. Conforme divulgado no site do Sindireceita, o presidente da DEN e a diretora de Assuntos Aduaneiros também participaram da abertura do Workshop Armamento Institucional, realizada nesta segunda-feira, dia 6. O Workshop ocorre até esta sexta-feira, dia 10, na capital federal.
O presidente do Sindireceita, Thales Freitas, fez uso da palavra durante a abertura da palestra ocorrida na sede da Direp. “Fizemos questão de comparecer a este importante evento, para conhecer o renomado instrutor Mauro Cauduro. Para nós, do Sindireceita, é uma honra poder contribuir com esse Workshop. Acredito que as entidades sindicais devem ser proativas e trazer soluções. Essa é a postura do Sindireceita. Quando apresentamos nossas reivindicações, também propomos alternativas de soluções para diversos problemas e isso é positivo”, afirmou.
Thales Freitas ressaltou ainda que o Sindireceita já está atuando para reverter a recusa da Administração da RFB em conceder a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC) aos Instrutores de Armamento e Tiro do Órgão, quando ministram a capacitação técnica dos servidores que atuarão com armamento institucional. “O Sindireceita luta e seguirá lutando para que vocês sejam valorizados como um corpo de elite e de extrema importância na Receita Federal. Fiquei muito contrariado quando soube da questão da GECC. O Sindireceita vai debater essa situação junto à COGEP, para resolvê-la administrativamente. Acredito que a Receita se sensibilizará, pois não há razões para que vocês, Instrutores de Armamento e Tiro, não sejam justamente contemplados com a GECC”, declarou.
Na sequência, o instrutor de armamento e tiro, Mauro Cauduro, ministrou palestra aos servidores e servidoras IAT. Na oportunidade, o especialista tratou de aspectos como o manuseio correto e seguro de armamento; conceitos teóricos no âmbito; técnicas de manuseio e disparo com arma de fogo; equilíbrio psicológico e emocional durante operações; e importância do treinamento contínuo.